sábado, 10 de março de 2012

LIVERPOOL X EVERTON: UM DOS MAIORES CLÁSSICOS DO MUNDO


Na próxima terça-feira dia 13, acontecerá mais uma edição de um dos maiores clássicos do futebol mundial de todos os tempos: Liverpool X Everton. O chamado Merseyside derby (devido ao rio Mersey que banha a cidade) é o clássico da cidade de Liverpool-ING.
O Everton foi fundado em 1878, já o Liverpool em 1892, após uma forte discussão envolvendo o aluguel do estádio Anfield, antiga casa do Everton, desde então os "Toffees" passaram a mandar seus jogos no estádio Googdison Park. Desde o desentendimento em questão e a fundação do Liverpool, inciou-se a maior rivalidade da Inglaterra e uma das maiores do mundo. O Merseyside derby também é conhecido como Derby das famílias, devido a proximidade dos clubes e o fato de as torcidas se sentarem lado a lado durante os jogos. No entanto, o nome amistoso não se reflete no histórico dos confrontos, que costumam ser tensos e as vezes bem violentos. Entre os clássicos ingleses, este é o que apresenta maior número de cartões amarelos (média de 05 por partida) e vermelhos (01 a cada 8 confrontos).

Apenas 1200m separam o Anfield Road do Goodison Park.
Estádios são separados apenas pelo Stanley Park.

Everton e Liverpool estão na liderança de pontos conquistados em toda a história do Campeonato Inglês. O Everton, ao final da temporada 2005/2006 tinha 5.995 pontos contra 5.957 pontos do Liverpool, com o terceiro colocado neste quesito, o Arsenal, totalizando 5.854 pontos. Já em número de títulos, o Liverpool é o segundo maior ganhador desta competição, com 18 conquistas e o Everton o quarto, com 9. Em conquistas da tradicional Copa da Inglaterra, o torneio mais antigo do mundo (disputado desde1872), o Liverpool tem 7 conquistas (e 6 vices) e o Everton 5 (7 vices). O Everton tem a imagem viculada aos protestantes (foi fundado na igreja anglicana de Saint Domingo's) e o Liverpool aos católicos, embora diferentemente do clássico escocês de Glasgow, não haja sectarismo religioso envolvendo torcedores destes dois clubes.

Números do Merseyside derby:
Número de jogos: 212
Vitórias do Everton: 66
Vitórias do Liverpool: 81
Empates: 65

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.