domingo, 23 de outubro de 2011

PORTUGUESA E SUAS CURIOSIDADES


 Usando o princípio do nosso slogan (Um olhar diferente sobre o esporte) não vamos focar o fato de a Lusa ter vencido o Americana no jogo de ontem e dessa forma garantido o acesso a Série A em 2012 e sim, focaremos curiosidades dessa simpática equipe de São Paulo que muito contribuiu para o futebol brasileiro. 

>O clube foi fundado como Associação Portuguesa de Esportes no dia 14 de agosto de 1920. Neste dia, o Lusíadas FC, a Associação 5 de Outubro, o Sport Club Lusitano, a Associação Atlética Marquês de Pombal e o Portugal Marinhense, se uniram para formar um único clube da colônia lusitana, capaz de disputar a primeira divisão do campeonato paulista. No entanto, a data da fusão não aconteceu por acaso, 14 de agosto é o aniversário da vitória de Portugal na Batalha de Aljubarrota em que o país lusitano venceu a Espanha que mais tarde culminou na separação de Portugal do Reino de Castela.

>A Portuguesa de 1973 será lembrada por um título estadual polêmico, quando foi co-campeã paulista com o Santos Futebol Clube, após um erro do árbitro Armando Marques na contagem dos pênaltis, perante cerca de 120.000 torcedores, mas poucos citam o fato de que a Lusa teve um gol anulado neste mesmo jogo, um gol legítimo, segundo algumas opiniões. Para se classificar para final, a Portuguesa foi campeã invicta da Taça São Paulo, com 7 vitórias e 4 empates, vindo a vencer o Palmeiras na partida decisiva disputada no Estádio do Pacaembu por 3 a 0, perante 29.600 torcedores pagantes. 

>Outra curiosidade é que  o ídolo argentino Diego Armando Maradona esteve perto de ser jogador da Portuguesa. Em 1975, Maradona foi oferecido pelo seu empresário Juan Figger, por US$ 300 mil.

>Rivellino jogou na Portuguesa. É verdade que ele atuou menos de um tempo inteiro com a camisa da Portuguesa, mas foi o suficiente para registrar de forma enfática sua "passagem" pela Lusa. Ele vestiu o manto rubro-verde por apenas 40 minutos, num jogo contra o Zeljeznicar, da Bósnia-Herzegovina, no dia 6 de janeiro de 1972, na época da inauguração do Canindé.

Como de costume no blog, abaixo vocês verão as camisas usadas pela Portuguesa na Série B e já adiantando que a atual fornecedora de material esportivo a Penalty será substituída pela Lupo apartir da próxima temporada.


Nessa foto e pelo menos nela é possível ver as camisas sem patrocinadores
 
Camisa 3 lançada recentemente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.