sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

ENTENDA OS POLÊMICOS "BICOS DE ORNITORRINCO" NOS CARROS DA F1

Embora haja poucas modificações no regulamento para a temporada de 2012, uma delas causou um efeito enorme no visual dos carros. Trata-se da limitação na altura dos bicos em 55cm, forçando as equipes a se adaptarem ao cumprimento das novas regras e a saída encontrada foi o famoso e polêmico degrau, adotado por 8 dos 9 carros apresentados até agora. Segundo a FIA, a decisão de reduzir a altura na parte frontal dos carros, visa maior segurança por parte dos pilotos.

CATERHAM: A ex-Lotus foi a primeira equipe a apresentar o carro de 2012 com o degrau, com um corte abrupto e um bico muito fino, a solução da equipe foi atenuar a diferença de altura com um formato em V.

FERRARI: Mesmo sem parecer nada agradável visualmente, o bico da equipe italiana é semelhante a uma rampa inclinada, o intuito é direcionar o fluxo de ar.

RED BULL: A atual campeã conta com o famoso projetista Adrian Newey, que adotou uma entrada de ar no lugar do degrau interiço, entretanto, o destino do fluxo canalizado ainda é um mistério.

SAUBER E WILLIAMS: Assim como a Ferrari, a suíça Sauber e a inglesa Williams, adotaram linhas retas com um corte bastante radical entre o cockpit e o bico.

MCLAREN: Com um chassi mais baixo em relação aos rivais, a McLaren conseguiu manter a frente longilínea e agradável aos olhos, mesmo diante das novas regras.

LOTUS: Apesar de apresentar o degrau, a Lotus possui um cockpit mais baixo o que torna a diferença de altura menos visível.

FORCE INDIA: A equipe apostou em linhas mais retas na transição entre o cockpit e a parte frontal do carro. O resultado também foi um degrau mais suavizado.

TORO ROSSO: Com a célula de sobrevivência mais baixa e laterais afiladas o carro apresenta um degrau mais "suave".


OUTRAS MUDANÇAS NO REGULAMENTO PARA A TEMPORADA 2012


Mudanças no posicionamento do exaustor - Parte Lateral: Para 2012, a FIA baniu o difusor aquecido, que ajudava na aerodinâmica dos veículos, e fez algumas restrições quanto ao posicionamento do exaustor. Os exaustores, para esta temporada, devem estar colocados no chão imediatamente à frente do difusor.

Parte Superior: Com o banimento dos difusores aquecidos, a FIA impôs novas restrições ao posicionamento das saídas do escapamento para 2012. Agora só pode haver uma saída em cada lado do carro.

Sistemas de escapamento mais simples: As novas restrições sobre o posicionamento da saída dos escapamentos para 2012 farão com que os sistemas dos escapamentos adotados pelas equipes sejam mais simples do que os da temporada passada. As saídas inferiores posicionados no chão não são mais permitidas. O resultado deve ser o desenvolvimento de projetos menos complexos, com menor variação entre as equipes.

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