sábado, 24 de março de 2012

COPAS DO MUNDO| HISTORIA E CURIOSIDADES


A Copa do Mundo de Futebol é um evento realizado a cada quatro anos, gerido atualmente pela Federação Internacional de Futebol (FIFA). O Canal Esportivo irá contar um pouco sobre a história do mais emblemático e assistido evento esportivo do planeta. Para se ter uma ideia foram 2,8 bilhões de telespectadores em 2002, sendo que mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo acompanharam a decisão entre Brasil e Alemanha em Yokohama-JAP. 

Pôster de divulgação da Copa de 1930
Alguns fatos sobre o torneio

- A primeira Copa do Mundo foi realizada no Uruguai em 1930 e contou com a participação de apenas 13 seleções. A grande curiosidade reside no fato de que não havia um torneio eliminatório, as seleções integrantes foram convidadas para o competição.

- O Brasil é o país que detém a maior quantidade de títulos mundiais, sendo 05 no total (1958, 1962, 1970, 1994, 2002); A Itália vem logo em seguida com 04 títulos (1934, 1938, 1982, 2006); A Alemanha detém 03 títulos (1954, 1974, 1990); os bicampeões Argentina (1978, 1986) e Uruguai (1930, 1950); além dos campeões França (1998), Inglaterra (1966) e Espanha (2010), completam o seleto grupo dos campeões das Copas do Mundo.

- Brasil e Espanha foram as únicas seleções a serem campeãs fora de seus continentes, 1958 (Suécia) e 2010 (Africa do Sul), respectivamente.

- Desde 1998 o torneio é disputado com 32 seleções participantes.

Das primeiras competições internacionais até a organização de um evento próprio

Todos sabemos que o futebol como o conhecemos hoje surgiu na Grã-Bretanha e ao longo dos anos foi adquirindo uma popularidade crescente. No final do século XIX, o esporte já dispunha de uma grande quantidade de adeptos e por isso tornou-se modalidade olímpica, ainda que fosse somente demonstração, uma vez que, não havia disputa por medalhas. Após três edições dos jogos olímpicos sendo apenas um esporte de demonstração (1900, 1904, 1906), em 1908 passou a integrar o calendário oficial de competições. 
Em 1914, a FIFA assumiu o controle do futebol, substituindo a Football Association, desde então a modalidade deixou para trás o lado amador e passou a organizar todos eventos oficiais. Nos jogos Olímpicos de 1924, houve a primeira disputa oficial de futebol intercontinental, no qual o Uruguai sagrou-se campeão, fato que se repetiu nas Olimpíadas seguintes. Com as consecutivas conquistas o vizinho sul-americano passou a receber a alcunha de "Celeste Olímpica".
Em 1928, a FIFA decidiu por organizar seu próprio torneio de futebol, que foi realizado em 1930. O centenário da independência e as recentes conquistas olímpicas fizeram com que o Uruguai fosse escolhido o primeiro país sede do famoso torneio.
Taça Jules Rimet.

O Troféu

Entre as edições de 1930 a 1970, a taça chamada de Jules Rimet era entregue aos campeões de cada edição, nome recebido em homenagem ao presidente da FIFA responsável pela primeira edição do torneio em 1930. Após a Copa de 1970 foi criada uma nova taça, chamada FIFA World Cup Trophy (Troféu da Copa do Mundo FIFA). 

Curiosidades

>Em 1970 quando o Brasil se sagrava tricampeão mundial ganhou o direito de ter posse permanente da Taça, entretanto, a mesma foi roubada da sede da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) em 1983 e nunca mais foi encontrada, acredita-se que os ladrões a tenham derretido.

>A FIFA World Cup Trophy será substituída na Copa de 2038, quando a placa em seu pedestal estiver totalmente preenchida com os nomes dos campeões de cada edição.

Formato da competição

Desde a Copa de 1934, adotou-se o sistema de eliminatórias com o intuito de diminuir e selecionar  melhor o número de participantes. As eliminatórias são disputadas em seis zonas da FIFA (Africa, Asia, Américas do Norte e Central, America do Sul, Europa, Oceania). As eliminatórias podem começar três anos antes da fase final, e duram um pouco mais que dois anos. O formato de cada eliminatória pode ser diferente de acordo com cada confederação. Normalmente uma ou duas vagas são reservadas para os ganhadores dos play-offs internacionais. Por exemplo, o campeão da eliminatória da Oceania e o quinto colocado da América do Sul disputam um play-off para decidir quem ficaria com a vaga da fase final. Desde a copa de 1938, os campeões de cada edição eram automaticamente classificados para a próxima Copa, sem precisar passar pelas suas eliminatórias. Entretanto, a partir da edição de 2006 o campeão é obrigado a se classificar normalmente como qualquer outra seleção. O Brasil, campeão da Copa em 2002, foi o primeiro a ter que disputar uma eliminatória para a Copa seguinte. Hoje apenas o país sede está automaticamente classificado.

Sedes

Nas primeiras edições do torneio as sedes eram escolhidas nos congressos da FIFA, por convenção foi estipulado que Europa e América do Sul fariam um rodízio. A escolha dos continentes deveu-se a relevância no cenário mundial do futebol.

Curiosidades

Willie, mascote da Copa de 1966.
> Em 1966, na Copa do Mundo da Inglaterra, foi utilizado pela primeira vez um mascote oficial para a competição. Seu nome era Willie.

> Em 1938 a FIFA não respeitou o acordo de rodízio e o mundial foi disputado na França, isso gerou a insatisfação das seleções do Uruguai e Argentina, que boicotaram o evento.

> A competição teve duas edições canceladas (1942, 1946) devido a Segunda Guerra Mundial e suas consequências principalmente no continente europeu.

> Em 1950, afim de evitar boicotes, a FIFA voltou a utilizar o sistema de rodízio, ampliando agora para as três regiões da America e não somente America do Sul.

> O esquema alternado foi utilizado até a Copa de 1998 na França, posteriormente a entidade máxima do futebol determinou que o rodízio seria entre todos os continentes do planeta e não somente Europa e America. Em 2002, o evento foi realizado na Asia pela primeira vez na história, e em 2010, a Africa do Sul foi sede também de forma inédita.

Aguardem a próxima matéria da sessão COPAS DO MUNDO, que será sobre sua primeira edição, no Uruguai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.